• Currently 2.75/5

Rating: 2.8/5 (279 votos)

ONLINE
1



CLIKE AQUI PARA ACESSAR O CHAT

 

DSD

 

 

 dsd

          

 



 

 



Futebol ParaOlimpico

Futebol ParaOlimpico

Futebol paraolímpico

 

O grito da torcida só é escutado na hora do gol. Esse é o público do futebol paraolímpico, esporte dividido em duas modalidades e destinado a dois públicos distintos. 

A primeira modalidade, o Futebol de Cinco ou Fut 5, é exclusivamente para atletas cegos ou deficientes visuais. Por time, são quatro jogadores que correm atrás da bola, em uma quadra de futsal adaptada para partidas como essas, e um goleiro com visão total. Desde os Jogos Paraolímpicos de Atenas (2004), esse esporte também é praticado em campos de grama sintética. A seleção brasileira de Fut 5, bicampeã paraolímpica (2004 e 2008), é considerada a melhor do mundo hoje em dia.

Para evitar que a bola saia do campo, são colocadas bandas junto às linhas laterais. Além disso, a bola é especial, com guizos internos para que os jogadores consigam localizá-la. Os integrantes do time usam vendas nos olhos e podem sofrer faltas caso as toquem. A cada cinco infrações, o atleta é expulso e substituído por outro jogador. O “chamador”, que fica atrás do gol, orienta as jogadas dos atletas durante os dois tempos do jogo, de 25 minutos cada um. O intervalo entre eles é de 10 minutos. 

Já a segunda modalidade, o Futebol de Sete, é praticado por dois times de sete atletas e cinco reservas, cada um. São jogadores do sexo masculino pertencentes às classes menos afetadas de paralisia cerebral, decorrente de seqüelas de traumatismo crânio-encefálico ou acidentes vasculares cerebrais e não usam cadeiras de rodas. São duas classes de atletas, cinco e oito, de acordo com o grau de comprometimento físico. O time deve ter em campo no máximo dois atletas da classe oito, menos comprometidos e, no mínimo, um da classe cinco ou seis, mais comprometidos. 

O campo do Futebol de Sete tem até 75m x 55m, com balizas de 5m x 2m e a marca do pênalti fica a 9,20m do centro da linha de gol. Não há regras de impedimento e cobranças de lateral podem ser feitas com uma das mãos, rolando a bola no chão. As partidas são divididas em dois tempos de 30 minutos cada e com um intervalo de 15 minutos. 

Em 1998, o Brasil sediou o primeiro Mundial de Futebol de Cinco e levou o título. No Parapan do Rio de Janeiro, em 2007, o Brasil ficou em primeiro lugar. O Futebol de Sete surgiu em 1978 e na Escócia foram jogadas as primeiras partidas. Nos jogos de 1992, em Barcelona, o Brasil estreou nos Jogos Paraolímpicos e ficou em sexto lugar. Nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, em 2004, o Brasil conquistou a medalha de prata, deixando para trás fortes times da Rússia, Estados Unidos e Argentina.