Rating: 2.8/5 (278 votos)

ONLINE
1



CLIKE AQUI PARA ACESSAR O CHAT

 

DSD

 

 

 dsd

          

 



 

 



Liga dos Campeõs da UEFA

Liga dos Campeõs da UEFA

Liga dos Campeões da UEFA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
UEFA Champions League
Liga dos Campeões da UEFA
Dados
Organização UEFA
Edições 56
Outros nomes Copa dos Campeões da Europa
Local de disputa Europa
Número de equipes  
Sistema Grupos e Eliminatórias
Primeiro vencedor Espanha Real Madrid
Último vencedor Espanha Barcelona
Promove para {{{promove}}}
Rebaixa para {{{rebaixa}}}
Total de golos/gols  
Total de jogos  
Média gols por partida
{{{extra}}}
Divisões
 
Soccerball current event.svg Edição atual

A Liga dos Campeões da UEFA ou UEFA Champions League, que evoluiu da antiga Copa dos Campeões da Europa, é uma competição organizada pela UEFA desde 1992 (desde 1955 no seu antigo formato) para os clubes de futebol mais prestigiados na Europa. O prêmio, a European Champion Clubs Cup (mais conhecida por European Cup), é o troféu mais prestigiado do futebol europeu.

O torneio consiste em várias rondas. Nos moldes atuais, a competição começa na segunda metade de Julho, com três eliminatórias de qualificação (knockout). As 16 equipes sobreviventes juntam-se a outras 16, que estavam previamente qualificadas, formando assim oito grupos de quatro equipes cada. Os primeiros e segundos classificados entram na fase final de knockout, que acaba com a Final em Maio, e os terceiros lugares entram na Liga Europa da UEFA. Antigamente, apenas o campeão de cada liga nacional podia participar na competição; contudo, isto foi mudado em 1997 com o fim de deixar os seguintes classificados das ligas mais fortes participarem também. O título já foi ganho por 21 clubes diferentes, sendo que 12 deles já venceram o título mais do que uma vez. O clube recordista com maisEstrutura

Originalmente conhecida como Taça dos Clubes Campeões Europeus (em Portugal, já que no Brasil era conhecida como Copa dos Campeões da Europa), ou simplesmente como Taça Europeia, a competição começou em 1955/1956, na forma de eliminatórias, com dois jogos, onde as equipes jogavam uma partida em casa e outra na casa do adversário.

A equipe que tivesse melhores resultados passava para a próxima eliminatória.

O formato e o nome foram mudados em 1992/1993. Com a mudança e evolução radical do sistema ao longo dos anos, a competição atualmente consiste em três fases de classificação, um estágio com disputa em grupos (onde os times jogam um contra o outro, no sistema de "ida-e-volta") e então quatro fases de finais mata-mata. Todas as fases de classificação e disputas tipo mata-mata consistem de dois jogos, exceto pela final, que é uma partida simples jogada em um local predeterminado.

A entrada nesta competição é limitada de acordo com o coeficiente da UEFA dos últimos 5 anos, sem contar o anterior, sendo que cada confederação tem direito, pelo menos, a uma vaga na primeira ronda de classificação. Quanto melhor for o coeficiente, mais vagas abrirão; O Real Madrid CF lidera o ranking de conquistas da competição, com nove títulos. Depois dele, as equipes mais bem-sucedidas foram o AC Milan (sete títulos), o Liverpool FC (cinco títulos), o FC Bayern Munique, o Barcelona e o Ajax Amsterdam (quatro títulos).

A taça da UEFA Champions League

[editar] Qualificação

A qualificação para esta competição é decidida através dos lugares dos clubes nos respectivos países, através de um sistema de cotas. Os países com os campeonatos mais fortes tem mais lugares na competição.

Por exemplo, as três ligas nacionais mais fortes, pelos rankings da UEFA, o 1º e 2º classificado têm apuramento direto e o 3º e 4º entram numa pré-eliminatória. As ligas mais fracas não têm acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo os seus campeões de competirem nas Pré-eliminatórias.

Existe uma exceção a esta regra: o atual vencedor da Liga dos Campeões, normalmente tem acesso direto à fase de grupos.

Para a temporada de 2005/2006, o Liverpool conseguiu o direito de entrar na primeira eliminatória, já que foi campeão da temporada anterior, e apesar de ter ficado na quinta colocação na Liga Inglesa. Ao contrário do que aconteceu em 2000 (relato abaixo), o quarto colocado, Everton também se classificou para a competição (porém foi eliminado na fase pré-eliminatória). Por causa disso a Inglaterra teve 5 equipes na disputa.

A última vez que uma situação como essa havia acontecido foi em 2000, quando o Real Madrid conquistou o título, mas terminou o Campeonato Espanhol na sexta colocação. Por causa disso, o Real Zaragoza foi obrigado a disputar a Copa UEFA. Dois anos mais tarde, o Zaragoza foi rebaixado, numa infeliz reviravolta de acontecimentos que alguns fãs acreditaram ser uma conseqüencia direta da perda de prestígio e renda monetária.

[editar] História

A História da Taça dos Clube Campeões Europeus é longa e notável e teve seu início inspirada no campeonato sulamericanos de clubes, que depois evoluiu para a Taça Libertadores da América. Nos 50 anos de competições existem vencedores e perdedores em todas as partes da Europa.

Seguindo a história desde do inicio até agora, é possível ver os períodos em que as equipes ou países dominam a competição

títulos é o Real Madrid, que ganhou a competição por nove vezes.